vendas@diskmaqpecas.com.br

(11) 3315-2222

Esse é o momento de deixar as máscaras caseiras de lado e buscar uma máscara cirúrgica ou de padrão PFF2 e N95?

Embora a resposta das autoridades sanitárias a essa questão mude de país para país, cientistas e estudos apontam que as máscaras PFF2 e N95 oferecerem um grau maior de proteção e devem ser priorizadas em alta situação de risco.
A máscara continua sendo uma das formas essências para a redução da transmissão do vírus. Porém, o debate que vem sendo feito é de qual o modelo ideal para essa prevenção. A França Alemanha e Áustria anunciaram a restrição do uso de máscaras caseiras em locais públicos. O argumento desses governos é de que esses modelos de máscaras não oferecem a proteção necessária contra novas variantes do coronavírus.
Já no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantém a recomendação do uso de máscaras de tecidos pela população em geral, enquanto as máscaras cirúrgicas, N95 e PFF2 devem ser utilizadas “pelos profissionais que prestam assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19”.
Agora vamos citar algumas formas de transmissão e como as máscaras cirúrgicas N95 E PFF2 podem garantir mais proteção.

Transmissão pelo ar:
Em outubro de 2020, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, passou a considerar que a transmissão do vírus pode ocorrer pelo ar.
De acordo com o engenheiro biomédico Vitor Mori, membro do grupo Observátorio Covid-19, “para a proteção contra essas partículas (aerossóis), as máscaras de pano não funcionam. Então, ao entender a importância da transmissão por aerossóis, você reforça a importância de máscaras de melhor qualidade, bem vedadas ao rosto e com boa capacidade de filtração"

Qual a diferença entre transmissão por gotículas e por ar?
A transmissão por gotículas ocorrer quando as gotas ao tossir ou espirrar atingem os olhos, boca ou nariz de outra pessoa. Já a transmissão aérea ocorre quando pequenas partículas no ar viajam mais e é inalada por outra pessoa.

Como as máscaras N95 e PFF2 protegem mais?
Diferente das máscaras artesanais, as máscaras cirúrgicas, N95 e PFF2 seguem padrões estabelecidos, que garantem alto nível de proteção. A PFF2 filtra pelo menos 94% das partículas de 0,3 mícron de diâmetro, as mais difíceis de se capturar. A capacidade de filtragem da N95 é 95%.

Como cada tipo de máscara protege contra o Covid-19?

Máscara profissional (N95, PFF2):
Quando usada corretamente, é a que tem maior capacidade de vedação. Protege não você, mas os outros a sua volta.

Máscara cirúrgica:
Consegue captar gotículas maiores e mais pesadas, porém tem uma eficiência mais limitada contra a transmissão de ar. Tem a capacidade de proteger as outras pessoas, caso você esteja infectado.

Máscara de tecido:
Como não segue um padrão de fabricação, seu nível de proteção varia. Deixou de ser aceita em alguns países. É capaz de proteger outras pessoas, caso você esteja infectado.

Quase um ano depois do início da pandemia, esta não é a primeira vez que as orientações relacionadas a máscaras são diferentes entre países.
Em geral, as entidades nacionais e internacionais pedem que as máscaras possuam duas ou três camadas de proteção e cubram bem o rosto, desde a parte superior do nariz até o queixo.
Mesmo com as vacinas, o uso de máscaras continuará sendo indispensável, principalmente em lugares mal ventilados e inevitáveis, como transporte público. Utilizando a máscara correta, ajuda na diminuição da propagação do vírus. Cuidando de si, você cuida do próximo.